Bolsonaro, Braga Netto e generais devem ser indiciados por atos do 8 de janeiro

Por: Pedro Ivon com CNN Brasil
 / Publicado em 20/06/2024

Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

A Polícia Federal (PF) deve indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-ministro da Casa Civil, Braga Netto, e alguns generais, por envolvimento nos atos do 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A informação é do blog da jornalista Tainá Falcão, da CNN. Fontes da PF indicam que o inquérito sobre o caso deve ser concluído até agosto.

Apesar do indiciamento, a PF não pretende pedir a prisão de nenhum dos envolvidos, exceto se algum requisito legal for desobedecido, como uma eventual coação de testemunha.

O relatório da PF ainda deve prever uma série de acontecimentos para mostrar que outras investigações estão ligadas à suposta tentativa de golpe de Estado, como a compra e venda de joias no exterior e a fraude no cartão de vacina de Bolsonaro e de seus familiares.

Apuração da Polícia Federal

As investigações policiais verificaram que Bolsonaro chegou a discutir o conteúdo de uma minuta do suposto golpe com assessores e pediu reajustes no documento. A minuta teria sido remetida a generais e comandantes das Forças Armadas, com o objetivos de convencê-los a participar da ação.

A PF também teve acesso a uma gravação onde o ex-ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira, e o ex-chefe de Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, aparecem discutindo estratégias com Bolsonaro, para mantê-lo no poder.

Em fevereiro deste ano, durante um evento em São Paulo, o ex-presidente falou sobre o caso. “Agora, o golpe é porque tem uma minuta de um decreto de estado de defesa. Golpe usando a Constituição? Tenha a santa paciência”, disse.

Deixe uma resposta

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram