
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou na manhã deste domingo (5) para o Rio Grande do Sul, com uma comitiva de representantes dos três poderes. Em Porto Alegre, o grupo se reúne com autoridades locais para discutir as ações de resposta à tragédia causada pelas fortes chuvas e enchentes que atingem a região.
Lula decolou da base aérea de Brasília acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, de 13 ministros e dos presidentes da Câmara, Arthur Lira, (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco, (PSD-MG). O ministro Luiz Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), também está na comitiva.
A comitiva federal pousou na base aérea de Canoas, cidade vizinha a Porto Alegre, por volta das 10h30min. A comitiva vai se reunir com o governador Eduardo Leite(PSDB). Os ministros Paulo Pimenta (Secom) e Waldez Goés (Integração Regional) já estão na capital gaúcha.
Segundo a assessoria da Presidência, 18 autoridades embarcaram com Lula:
- Rodrigo Pacheco, presidente do Senado
- Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados
- Rui Costa, ministro da Casa Civil
- Jose Múcio, ministro da Defesa
- Fernando Haddad, ministro da Fazenda
- Renan Filho, ministro dos Transportes
- Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos
- Camilo Santana, ministro da Educação
- Nísia Trindade, ministra da Saúde
- Luiz Marinho, ministro do Trabalho
- Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
- Marina Silva, ministra do Meio Ambiente
- Jader Filho, ministro das Cidades
- Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência
- Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais
- Edson Fachin, ministro do STF
- General Tomás Ribeiro Paiva, comandante do Exército
- Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU)

