A Universidade Estadual de Alagoas graduou mais 70 profissionais em colação de grau nos campi de Palmeira dos Índios, na quarta-feira (28) e Arapiraca, na quinta-feira (29). As solenidades foram conduzidas pelo reitor Odilon Máximo de Morais que destacou a relevância da instituição para a formação de licenciados que passam a construir suas carreiras e contribuir para o desenvolvimento social do estado.
No Campus III, em Palmeira dos Índios, foram 23 graduados em ciências biológicas, geografia, história, letras-português, letras – inglês, matemática, pedagogia e química. A ocasião foi marcada pelo depoimento do, então egresso, Tiago José que concluiu o curso de Letras – Inglês e precisou de colação de grau de emergência por já estar aprovado em concurso público. “Essa vitória uma vitória pessoal, mas também é uma vitória coletiva. Minha mãe está aqui. Só eu e ela sabemos tudo o que foi preciso ser feito para eu chegar até aqui”, afirmou.
Ele relatou ainda que é a primeira pessoa da família a fazer uma graduação de nível superior. “Eu sou o primeiro da família a chegar à Universidade, mas não quero ser o único. Eu quero que outras pessoas também possam chegar aqui. Outras pessoas da minha da família, outras pessoas das famílias de vocês também. Que este não seja o último degrau, mas o primeiro. Que possamos alçar novos voos”, disse ao se dirigir ao público presente.
O vice-reitor da Uneal, Anderson Barros, falou da emoção ao ouvir o relato de Tiago. “Tiago, suas palavras nos emocionaram porque elas representam muito a história de todos nós aqui. Nós, enquanto alagoanos, nordestinos, temos ainda muita dificuldade com o acesso à educação e a história se repete. É uma história de muita luta de alguém que, às vezes, é o primeiro da família a chegar à conclusão do ensino superior. A gente agradece a sua perseverança”, disse em seu discurso.
Estiveram presentes à solenidade no Campus III, a diretora da unidade Josiene Maria Falcão Fraga dos Santos, a coordenadora do curso de letras, Maria Margarete de Paiva Silva, a coordenadora do curso de matemática, Natércia de Andrade Lopes Neta e a Chefe do Núcleo Setorial de Controle e Registro Acadêmico, Fabiana Silva de Almeida.
*Com Ascom Uneal