Foto: Wendric Diego/Assessoria

A Patrulha Municipal Maria da Penha (PMMP) e a Guarda Civil Municipal (GCM) acompanham atualmente 344 mulheres vítimas de violência doméstica em Palmeira dos Índios. Deste total, 190 estão ativas – ou seja – recebem visitas periódicas das equipes, enquanto 154 já tiveram as medidas protetivas encerradas, conforme determina a Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

Segundo levantamento da corporação, apenas em 2025, já foram registrados mais de 81 encaminhamentos do Juizado Especial Cível e Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Palmeira dos Índios.

As medidas incluem tanto novas concessões, que asseguram proteção imediata às vítimas, quanto renovações e manutenções de medidas anteriores, solicitadas pelas próprias assistidas ou determinadas pelo juizado.

Para o comandante da GCM Adriano Dantas, o aumento nas denúncias e nas prisões representa um passo importante no enfrentamento da violência contra a mulher, uma vez que as vítimas estão cada vez mais encorajadas a denunciar.

Ao longo deste mês, em alusão ao Agosto Lilás, a Prefeitura de Palmeira dos Índios adotou diversas ações de conscientização e reforçou junto à população a importância da denúncia como instrumento essencial para quebrar o ciclo da violência e proteger a vida das mulheres.