Fóssil de crocodilo pré-histórico é encontrado em cidade de São Paulo

Por: Pedro Ivon com G1
 / Publicado em 23/06/2024

Foto: Willian Nava/arquivo pessoal

Recentemente, foi divulgada a descoberta de um fóssil que pode pertencer a um crocodilo da espécie Mariliasuchus, que viveu no período Cretáceo, na região de Marília (SP). Foram encontrados um pequeno crânio, com tamanho entre 6 e 7 cm em vista dorsal, vértebras do pescoço, ossos da cintura escapular e uma das patas dianteiras. O esqueleto estava há 20 km do perímetro urbano da cidade.

A descoberta foi catalogada pelo paleontólogo mariliense Willian Roberto Nava, no final de maio deste ano. A região de Marília é conhecida pela grande quantidade de vestígios históricos biológicos.

“Nós sabemos que é um crânio de crocodilo, mas ainda não conseguimos acessar a dentição para estabelecer se é um crocodilo da espécie Mariliasuchus ou alguma espécie diferente. A rocha da região de Marília é da formação Adamantina, Cretáceo Superior da Bacia Bauru”, explicou o paleontólogo.

A localização do fóssil apontará para uma distribuição geográfica mais ampla da espécie, que foi descoberta pelo próprio Willian Nava. A previsão é de que o fragmento ósseo seja retirado por completo da rocha até o final do mês, para que possa ser melhor analisado e exposto no Museu de Paleontologia da cidade paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram