O governo brasileiro anunciou na terça-feira (1º) que vai iniciar a repatriação de ao menos 3 mil brasileiros que estão no Líbano. O país está sob ataques aéreos de Israel desde a semana passada.
Os ataques de Israel têm como alvo o grupo armado Hezbollah, muito influente no Líbano e apoiado pelo Irã.
O Itamaraty informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que fossem feitos voos de repatriação de brasileiros no Líbano. A operação é coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa.
A embaixada brasileira em Beirute, capital do Líbano, disponibilizou um formulário para consultar se havia brasileiros interessados em serem repatriados. Cerca de 3 mil pessoas já preencheram o documento - mas a previsão é que este número cresça, pois o formulário continua aberto para novas solicitações.
O governo estima que 21 mil brasileiros morem no país — formando a maior comunidade brasileira no Oriente Médio. A BBC News Brasil apurou que os primeiros voos devem ocorrer neste fim de semana. Até lá, o país vai alinhar a operação logística com o governo libanês para que o retorno dos brasileiros seja feito em segurança.
Serão repatriados primeiro as crianças, idosos, gestantes e pessoas que necessitam tratamentos de saúde mais delicados.