
Foto: divulgação/redes sociais
O ex-assessor de André Janones (Avante/MG), Fabrício Ferreira de Oliveira, acusou o deputado federal de ter se envolvido em um esquema milionário de shows sem licitações, em Ituiutaba (MG). A prefeita da cidade, Leandra Guedes, é ex-assessora e ex-namorada de Janones. As informações de Oliveira foram levadas à Polícia Federal (PF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR).
Segundo o ex-assessor, Gusttavo Lima, Alok, Zezé Di Camargo & Luciano e Jorge & Mateus teriam feito apresentações com “fortes indícios de desvio de erário público”. Os pagamentos teriam sido feitos por Janones através de emendas parlamentares. Também de acordo com Oliveira, um grupo ligado ao deputado era responsável pela venda de ingressos e bebidas nos eventos promovidos pela prefeitura.
“A comercialização não poderia ocorrer, uma vez que tais eventos foram organizados com verba pública”, disse Fabrício.
A prefeita Leandra Guedes também estaria envolvida no esquema de devolução de salários, pontapé inicial das denúncias envolvendo o parlamentar, que destinou 76% de suas emendas para a Prefeitura de Ituiutaba nos últimos quatro anos. Ao todo, foram aproximadamente R$ 58,4 milhões destinados para o município, que tem pouco mais de 102 mil habitantes.
Do valor mencionado, houve um repasse de R$ 25 milhões por meio da Emenda Pix, que seria um mecanismo sem transparência ou fiscalização.
