Cavalo encontrado pela polícia em abatedouro clandestino, em Goiás — Foto: Paulo de Tarso/Prefeitura de Anápolis
Após a Polícia Militar de Goiás (PMGO) fechar um abatedouro clandestino de cavalos, a Polícia Civil de Goiás (PCGO) encontrou um galpão onde hambúrgueres feitos com a carne desses animais eram produzidos. A fábrica clandestina funcionava na Vila União, em Anápolis (GO), e foi alvo de perícia na última terça-feira (11/3).
No local, os policiais identificaram uma série de irregularidades, como maquinários utilizados como cabides de roupas, restos de animais espalhados pelo ambiente e produtos de limpeza armazenados junto a alimentos. Além disso, foram encontrados freezers com carnes sem qualquer tipo de higienização, marcas de sangue no chão e um forte odor, além da presença de moscas.
Após a interdição da fábrica, a carne embalada e pronta para comercialização foi encaminhada ao Aterro Sanitário de Brasília para descarte.
O abatedouro clandestino, fechado no último domingo (9/3), estava localizado na zona rural do Bairro da Lapa, na região Sul de Anápolis. A operação teve início após denúncias de moradores, que relataram a presença de urubus na região, indicando possíveis irregularidades.
Durante a ação, policiais do Batalhão Rural, investigadores da Polícia Civil (PCGO) e fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente encontraram cerca de 40 cavalos em condições extremas de precariedade, sem acesso a água e alimentos. No local, também havia uma mesa com luvas, botas, baldes e restos de animais, incluindo vísceras e couros queimados. Testemunhas afirmaram que a carne era vendida para produção de hambúrgueres comercializados em Anápolis.
Inicialmente, os policiais não localizaram o responsável pelo local, mas identificaram um homem de 63 anos como suposto transportador das carnes. Posteriormente, o dono do galpão foi encontrado e, em depoimento, afirmou que havia arrendado o espaço e desconhecia a prática criminosa.