[Vídeo] Mãe de criança com autismo relata que filho foi excluído das festividades juninas da escola, em Minador do Negrão

Por: Victor Fernando/Rádio Sampaio
 / Publicado em 29/06/2024

Foto: Reprodução

A mãe de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) postou um vídeo nas redes sociais alegando que seu filho foi excluído das festividades juninas da escola onde ele estuda, em Minador do Negrão. A escola divulgou uma nota dando sua versão dos fatos.

Joelma de Paula Souza afirmou em um vídeo, postado em seu perfil no Instagram, que seu filho Ian Matheus foi excluído das apresentações que ocorreram durante o período junino na Escola Municipal Menino Jesus De Praga, em Minador do Negrão. Segundo a mãe, a família não foi comunicada sobre as apresentações e, com isso, a escola não deu a chance de seu filho participar das festividades.

“Uma criança especial, uma criança autista, tem que ser tratada igual as outras crianças. Então, eu gostaria de saber o porquê o meu filho ficou de fora disso. Por que eu não fui comunicada sobre essas apresentações?”, disse Joelma no vídeo postado em seu perfil no Instagram.

Ainda segundo a mãe, quando ela entrou em contato com a direção da escola pelas redes sociais para saber o motivo de Ian Matheus não participar das festividades, ela foi bloqueada e suas ligações não foram atendidas.

O que diz a Escola Municipal Menino Jesus De Praga?

Em nota divulgada nas redes sociais, a Escola Municipal Menino Jesus De Praga afirma que Ian Matheus está na turma do 5º ano e que sua sala não se apresentou nos festejos juninos. Apenas as turmas do 1º, 3º e 4º anos participaram do evento. (Veja a nota completa no final da matéria)

Ainda de acordo com a nota, a festa junina da escola aconteceu no dia 21/06, onde todos responsáveis pelos alunos foram devidamente comunicados sobre a realização dos festejos juninos da escola, incluindo o pai do aluno em questão. Além disso, a nota afirma que o convite foi amplamente divulgado nas redes sociais da escola.

A Escola afirma que foi informado pelo pai de Ian Matheus que o filho não participaria do evento devido a motivos particulares, portanto, não houve qualquer impossibilidade imposta pela escola em relação à participação do aluno.

Na nota divulgada, a Escola Municipal Menino Jesus De Praga informou que é lamentável que falsas informações tenham sido disseminadas, sugerindo uma suposta preferência ou discriminação em relação ao aluno com TEA. A escola esclarece que segue rigorosamente as diretrizes da educação básica e os princípios da dignidade humana, promovendo inclusão e respeito a todos os alunos.

Joelma rebate a nota da escola

Joelma postou um segundo vídeo em suas redes sociais após a Escola Municipal Menino Jesus De Praga postar a sua nota. A mãe afirma que o pai de Ian Matheus foi informado apenas sobre a realização de um sorteio de um balaio junino, mas a família não foi informada sobre a realização das apresentações.

Ainda segundo Joelma, nesta segunda-feira (1/7), ela vai participar de uma reunião com a secretaria de educação e a direção da escola, para esclarecer o ocorrido.

Veja a nota completa da Escola Municipal Menino Jesus de Praga

Comunicado Oficial

A gestão da Escola Municipal Menino Jesus de Praga se vê na necessidade de esclarecer recentes desinformações que têm circulado nas redes sociais. Estas falsas alegações têm acusado injustamente a nossa escola de discriminação contra um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), especificamente em relação aos festejos juninos municipais. Gostaríamos de esclarecer de forma clara e objetiva os fatos verdadeiros:

Contrariamente ao que tem sido afirmado, apenas as turmas do 1o, 3o e 4o anos participaram do evento junino realizado pela Prefeitura, conforme registrado em vídeos disponíveis.

Assim, o aluno em questão está matriculado no 5o ano e frequentando tanto a sala regular quanto a de Atendimento Educacional Especializado (AEE), contudo, ambas as turmas não se apresentaram nos festejos juninos.

Cabe ressaltar que, a festa junina da Escola Municipal Menino Jesus de Praga aconteceu no dia 21/06, onde todos responsáveis pelos alunos foram devidamente comunicados sobre a realização dos festejos juninos da escola, incluindo o pai do aluno em questão. Além disso, o convite foi amplamente divulgado nas redes sociais da escola.

Foi informado pelo pai da criança que o filho não participaria do evento devido a motivos particulares, conforme nos foi comunicado, portanto, não houve qualquer impossibilidade imposta pela escola em relação à participação do aluno. É lamentável que falsas informações tenham sido disseminadas, sugerindo uma suposta preferência ou discriminação em relação ao aluno com TEA. Esclarecemos que nossa escola segue rigorosamente as diretrizes da educação básica e os princípios da dignidade humana, promovendo inclusão e respeito a todos os alunos.

A gestão da Escola Municipal Menino Jesus de Praga reitera seu compromisso com a transparência e a verdade dos fatos. Refutamos categoricamente todas as acusações infundadas e irresponsáveis que têm circulado, as quais não condizem com a realidade e o ambiente inclusivo que promovemos.

O aluno mencionado é um membro valorizado de nossa comunidade escolar, amado por seus colegas e professores, e totalmente integrado ao ambiente acadêmico, onde continua a se desenvolver plenamente tanto academicamente quanto pessoalmente.

Em conclusão, estamos comprometidos em combater a desinformação e em manter um ambiente escolar justo, inclusivo e respeitoso para todos os nossos alunos. Continuaremos a tomar medidas para garantir que a verdade prevaleça e que todos os nossos alunos se sintam seguros e bem-vindos em nossa escola.

Atenciosamente, a direção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram