Vala comum com mil esqueletos é encontrada na Alemanha

Por: Rádio Sampaio com CNN
 / Publicado em 07/03/2024

Arqueólogos trabalham em pontes improvisadas devido à alta densidade de sepultamentos.
In Terra Veritas

 

Arqueólogos dizem ter descoberto o que pode ser a maior vala comum já escavada na Europa, em um local no sul da Alemanha.  Cerca de mil esqueletos de vítimas da peste foram encontrados até agora em valas comuns no centro da cidade de Nuremberg, que os especialistas acreditam poder conter um total de mais de 1.500 pessoas, de acordo com um comunicado de imprensa.

Os vestígios foram descobertos durante um levantamento arqueológico antes da construção de novos edifícios residenciais na cidade.  Melanie Langbein, do departamento de conservação do patrimônio de Nuremberga, disse à CNN que "essas pessoas não foram enterradas em um cemitério normal, embora tenhamos designado cemitérios de peste em Nuremberg.”

“Isto significa um grande número de pessoas mortas que precisavam ser enterradas em um curto espaço de tempo, independentemente das práticas funerárias cristãs”, disse ela.  Nuremberg sofreu surtos de peste a cada 10 anos a partir do século XIV, disse Melanie Langbein, tornando um desafio datar os restos mortais.

Julian Decker, cuja empresa In Terra Veritas está realizando a escavação, disse à CNN que ficou surpreso com a descoberta.  “Não havia nenhuma indicação de que houvesse sepulturas neste campo”, disse ele, acrescentando que quando os primeiros restos foram descobertos ele pensou que poderiam ter sido provenientes de bombardeios da Segunda Guerra Mundial.

Decker agora acredita que o local pode conter mais de 1.500 corpos. “Pessoalmente, espero que o número seja de 2.000 ou até mais, tornando-a a maior vala comum da Europa”, disse ele.

O próximo passo é o trabalho para concluir a escavação, bem como a limpeza e análise do material ósseo, disse Langbein à CNN.

Haverá também colaborações com instituições interessadas em determinados aspectos das descobertas, incluindo a análise do genoma da peste e a investigação de ovos de parasitas no solo, acrescentou.

“Também estamos planejando uma exposição, mas isso levará algum tempo, então o outono de 2025 seria o mais cedo que poderíamos estar prontos”, disse Langbein.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram