Seja no campo das artes, na escolha de looks ou na estética visual das redes sociais, já não é novidade dizer que as mais diversas tendências que bombaram nos anos 2000 permanecem vivas. Um dos exemplos é o blog Tumblr, que foi sucesso em torno de 2010.
As buscas online pela rede também demonstraram crescimento nos últimos 30 dias, de acordo com um levantamento da CNN ao Google Trends.
Na análise de pesquisa, nota-se, por exemplo, que o pico de interesse se deu na última sexta-feira, 8 de março, data marcada pelo Dia Internacional da Mulher.
Neste mesmo período, Ceará, Alagoas, Tocantins, Rio Grande do Norte e Pernambuco se consagraram como as regiões de maior interesse pela plataforma.
Outra prova é que no TikTok, a hashtag #Tumblr já soma mais de 800 mil publicações. Por lá, são diversos influenciadores explicando o hype da plataforma, considerada uma das mais usadas da década.
Conforme a pesquisa aponta, entre as pesquisas relacionadas, há destaque para mensagens em relação ao Dia Internacional da Mulher, textos para celebração de 3 anos de namoro e homenagens de aniversário.
Vale dizer que, durante o ápice do Tumblr, buscar inspirações para textos e frases era um dos pontos altos da rede.
Para quem não se recorda, o Tumblr foi criado em 2007 por David Karp. De forma resumida, a rede ou microblog, assim o antigo Twitter, ia além de textos e fotos, incluindo vídeos, áudios e principalmente gifs, muito gifs.
A plataforma também foi responsável por influenciar a cultura da internet de modo geral, ao trazer uma estética particular em que as fotos eram editadas de forma saturada, com filtros retrô, escuros e pegada vintage.
Nomes como Lana Del Rey e Lorde, por exemplo, eram as queridinhas da rede – garantindo, inclusive, que o estilo de rock indie viralizasse na época.
O Tumblr garantiu o ápice da exposição das celebridades no ambiente virtual, já que bastava atualizar a rede para encontrar uma nova selfie do clã Kardashian-Jenner ou das irmãs Hadid.
Aos nostálgicos, ainda é possível criar uma conta e acessar a plataforma em 2024. Inclusive, em 2023, a rede revelou um novo layout garantindo uma disposição de elementos que se assemelha ao X, antigo Twitter – seu principal rival.