Desde seu lançamento em julho de 2023, uma das grandes reclamações dos usuários do Threads é o algoritmo confuso, que recomenda diversas postagens de pessoas que você não segue. Em uma publicação no X nesta quinta-feira (21), o chefão do Threads, Adam Mosseri, confirmou que isso vai mudar.
A postagem de Mosseri revela que a rede social equilibrará melhor as publicações que os usuários encontram. Em outras palavras, a declaração significa que a quantidade de post de perfis que os usuários não seguem será menor, dando ênfase aos conteúdos que o perfil realmente segue — e possivelmente quer ver.
Em contrapartida, isso pode significar que os produtores de conteúdo da plataforma experimentem uma certa desaceleração em seu engajamento. O próprio Mosseri salientou que esse fenômeno pode ocorrer, uma vez que as postagens serão enviadas para menos perfis externos, e para mais contas que já seguem um determinado criador de conteúdo.
A mudança de algoritmo do Threads chega como uma novidade bem-vinda para milhares de usuários, uma vez que a recomendação constante de perfis comuns durante o feed fez com que muitos migrassem para outras redes sociais. Com isso, a tendência é que a rede social da Meta consiga reter mais perfis ao longo prazo.
Outro fator que também pode ter impulsionado essa mudança é o recente sucesso do Bluesky. A rede social ganha cerca de 700 mil novos usuários a cada semana e bateu a marca de 15 milhões de usuários nos últimos dias, liderando os download na App Store.
O Threads, apesar do algoritmo, tem dados bons passos em direção ao sucesso e a Meta já planeja a inserção de anúncios na plataforma para 2025.