A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoverá, na terça-feira (3) de setembro, o VI Simpósio Alagoano Sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. O evento, que acontecerá no auditório João Sampaio, situado no Centro Universitário Cesmac, no bairro Farol, em Maceió, é direcionado ao público geral, aos estudantes e profissionais de saúde dos 102 municípios alagoanos.
Durante o simpósio, serão esclarecidas dúvidas sobre o processo de doação de órgãos para transplantes e traçadas estratégias para potencializar a captação no Estado. O evento também vai estimular práticas ágeis e eficazes entre os profissionais de saúde e órgãos responsáveis pelo processo de captação de órgãos e transplantes.
A iniciativa integra a Campanha Setembro Verde, mês dedicado ao incentivo à doação de órgãos e tecidos. “Durante o simpósio estaremos esclarecendo dúvidas, demonstrando como funciona o processo de captação dos órgãos e as etapas de cada processo. Será um evento que marca, também, o início da Campanha Setembro Verde, mês de incentivo à doação de órgãos", frisou a coordenadora da Central de Transplante de Alagoas, Daniela Ramos.
A Campanha Setembro Verde foi instituída a partir da Lei 15.463/2014, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, e tem o dia 27 de setembro como o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Em Alagoas, a Central de Transplantes funciona como unidade executiva das atividades do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) no Estado. No Brasil, a doação de órgãos só é efetuada mediante autorização familiar. Portanto, mesmo que alguém tenha expressado o desejo de ser doador em vida, a doação só ocorre se a família concordar.
*Com Ascom Sesau