Este domingo (24) marcou a 38ª e última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de 2024 e a definição dos outros três times que sobem para a Série A do ano que vem .
O Santos garantiu o acesso com duas rodadas de antecedência e o título na penúltima rodada. Apesar do retorno à elite do futebol brasileiro, demitiu o técnico Fábio Carille - após a desgastante campanha.
O Mirassol venceu a Chapecoense por 1 a 0, no Estádio Campos Maia, com gol de Iury Castilho. O resultado deixou a equipe comandada por Mozart Santos na segunda posição, com 67 pontos.
O Sport venceu o Santos por 2 a 1, na Ilha do Retiro, em Recife e está de volta à elite. Quem brilhou foi o atacante Lucas Lima, ex-Santos, que marcou os dois gols da vitória do time pernambucano. O Leão ficou em terceiro lugar com 66 pontos.
Outro nordestino que está de volta à Série A é o Ceará, que empatou por 0 a 0 com o Guarani, no Brinco de Ouro, em Campinas.
Mas, graças ao Goiás, que derrotou o Novorizontino por 1 a 0, em Goiânia, o Vozão terminou na quarta posição, com 64 pontos. É a mesma pontuação da equipe do Novorizontino. Mas o Ceará conseguiu 19 vitórias, contra 18 do time paulista. Por esse critério, garantiu a vaga na elite.
O rebaixamento já havia sido definido antecipadamente. O Guarani, de Campinas, terminou em último lugar, com 33 pontos e apenas oito vitórias. Arquirrival do Bugre, a Ponte Preta também vai pra Série C e terminou a competição no 17º lugar, com 38 pontos. O terceiro paulista a cair foi o Ituano, que terminou em 18º lugar, com 37 pontos. Em penúltimo lugar, com 36 pontos, o catarinense Brusque completa o quarteto de rebaixados.