Sefaz-AL realiza operação para combater sonegação fiscal em postos de combustíveis

Sefaz-AL dá início à segunda fase da operação Stumpf que combate a sonegação fiscal nos postos de combustíveis — Foto: Ascom/ Sefaz-AL

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL) deu início nesta segunda-feira (17) à segunda fase da operação Stumpf, com o objetivo de combater a sonegação fiscal e possibilitar a concorrência entre os contribuintes

Ao todo, quinze postos de combustíveis em várias cidades do estado devem ser inspecionados. As fiscalizações continuam nesta terça (18).

“Essa operação integrada representa o esforço dos órgãos públicos em defesa do contribuinte e do consumidor. Esses poderes estão se unindo para proteger o bom comerciante daquele comerciante que não cumpre com suas obrigações. Estes que não cumprem geram prejuízo para o Tesouro Público e para o consumidor que passa a consumir um combustível inidôneo, além de gerar uma competição desleal entre os contribuintes”, explica o superintendente especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy.

A primeira fase da operação aconteceu no mês de maio de 2020 quando fiscalizou postos nas cidades de Maceió, Arapiraca, Coruripe, Pilar, Rio Largo, Palmeira dos Índios, Jaramataia, União dos Palmares e Delmiro Gouveia. O de Pilar foi lacrado após a inspeção.

O balanço dos resultados dessa segunda fase será divulgado assim que as inspeções forem concluídas.

Além da Sefaz-AL, a operação conta com a participação do Instituto do Meio Ambiente (IMA), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).


Deixe uma resposta