Rússia tem arsenal nuclear capaz de destruir o mundo 'várias vezes'

Por: Rádio Sampaio com O Globo
 / Publicado em 14/03/2024

Presidente da Rússia, Vladimir Putin - Foto: Reprodução/Internet

O presidente russo,  Vladimir Putin, disse na quarta (13) que a Rússia está tecnicamente preparada para uma guerra nuclear-e que, se os Estados Unidos mandar tropas para a Ucrânia a atitude seria considerada uma escalada significativa da guerra.

A Rússia, que herdou as armas nucleares da União Soviética, possui o maior número de ogivas nucleares do mundo, segundo a Federação dos Cientistas dos EUA, um think thank americano (FAS, em inglês). Ogiva é uma arma nuclear “guardada” em uma cápsula para ser colocada na parte cilíndrica de um foguete, míssil ou projétil.

Com essa quantidade de ogivas, significa na prática que a Rússia poderia destruir o mundo "várias vezes", segundo a agência Reuters.

Putin controla 5.580 ogivas, segundo a Federação dos Cientistas dos EUA, um think thank americano (FAS, em inglês).

Destas, 4.380 estão armazenadas para uso em lançadores estratégicos de curta e de longa distância e outras 1.200 estão “aposentadas” – fora do arsenal oficial, mas provavelmente intactas, guardadas em bunkers –, de acordo com a FAS.

Das que estão armazenadas, 1.710 estão posicionadas: são cerca de 870 em mísseis balísticos para lançamento em terra, cerca de 640 para lançamento de submarinos e possivelmente 200 em bases aéreas, diz a Federação dos Cientistas.

Vladimir Putin, é o principal responsável pela decisão sobre o uso de armas nucleares russas. Uma maleta nuclear, que possibilita o lançamento de ogivas, está sempre com o presidente.

Putin afirmou que a Rússia consideraria testar uma arma nuclear caso os Estados Unidos o fizessem. Até hoje, a Rússia pós-soviética não realizou nenhum teste nuclear.

A União Soviética testou pela última vez em 1990.

O Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares foi assinado pela Rússia em 1996 e ratificado em 2000. Os Estados Unidos assinaram o tratado em 1996, mas ainda não o ratificaram.

Eleições
A Rússia vai ter eleições presidenciais esta semana, que começam na sexta-feira (15) e vão até domingo (17). Putin está no final de seu quarto mandato como presidente, e como ele tem o controle do sistema político da Rússia, sua reeleição está praticamente garantida.
De acordo com reformas constitucionais, Putin está apto a concorrer a mais dois mandatos de seis anos, podendo permanecer no poder até 2036.

Deixe uma resposta

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram