Rússia promete resposta aos EUA e à União Europeia em caso de roubo de ativos

Por: Pedro Ivon com CNN Brasil
 / Publicado em 13/02/2024

Vladimir Putin | Foto: Sputnik/Vladimir Astapkovich/Kremlin via Reuters

Nesta terça-feira (13), a Rússia afirmou que Moscou dará uma resposta “muito dura” se os Estados Unidos e a União Europeia apreenderem centenas de bilhões de dólares em ativos russos. Isso ocorre porque, desde que Putin enviou tropas para a Ucrânia em 2022, os EUA e seus aliados proibiram transações com o Banco Central e o Ministério das Finanças da Rússia, causando o bloqueio de US$ 300 bilhões em ativos russos no Ocidente.

Ontem (12), a União Europeia adotou uma lei de reservar os lucros obtidos com os ativos congelados do Banco Central russo, visando usar o dinheiro para financiar a reconstrução da Ucrânia.

“Isso é roubo: é a apropriação de algo que não pertence a você”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, à rádio Sputnik, informou a TASS. “Considerando que o nosso país qualificou isto como roubo, a atitude será em relação aos ladrões”, afirmou Zakharova.

A Rússia disse que se a sua propriedade for apreendida, em resposta irá confiscar ativos dos EUA, da Europa e outros países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram