Reservatório de Cogoti | Foto: 14/03/2024 Reuters/Ivan Alvarado
Os reservatórios de água do Chile estão secando depois de mais de uma década de seca no país. Um deles é o reservatório de Cogoti, na região de Coquimbo, que tem uma capacidade de 150 milhões de metros cúbicos. Ele está ficando completamente esgotado à medida que o verão chega ao fim no hemisfério sul.
“A situação da água é crítica, espero que Deus se lembre da pobre população rural e dos agricultores”, disse um morador da região, identificado como Heriberto Pérez. Como criador de gado, ele se preocupa com a falta de água para os moradores da região.
Segundo o Instituto Mundial de Recurso, o Chile é um dos países com maior estresse hídrico do mundo, com risco de ficar sem abastecimento de água até 2040.
Alguns reservatórios no centro e no sul do país chegaram a ser reabastecidos pelas chuvas, durante o último inverno, mas o norte permaneceu seco e drenando os reservatórios da região. Segundo o presidente de um comitê local rural de água potável em Coquimbo, René Carvajal, já faz anos que chove muito pouco naquela zona.
“Poderíamos imigrar, mas vamos encontrar a mesma situação de água, a falta de água em outras cidades também”, disse Carvajal. “Vai haver restrições de água na cidade também, a água é escassa aqui e em toda a região”.