Historicamente presente na Série A do Campeonato Brasileiro, o futebol nordestino pode ganhar um destaque inédito em 2025. Pela primeira vez, desde a implementação dos pontos corridos, cinco times da região Nordeste têm a oportunidade de disputar simultaneamente a elite do futebol nacional.
Fortaleza e Bahia já garantiram suas permanências na elite nacional, enquanto o Vitória, atual 12º com 42 pontos, também deve se manter. Na Série B, Ceará e Sport garantiram acesso e vão disputar a Série A ano que vem.
Desde o início da era dos pontos corridos, nunca houve cinco clubes nordestinos em uma mesma temporada. Com isso, o cenário para o ano que vem deve ser o seguinte:
Bahia: Vitória e Bahia;
Ceará: Fortaleza e Ceará;
Pernambuco: Sport.
O recorde atual é de quatro times, registrado entre 2018 e 2021. Ainda que o feito seja histórico, é necessário que tanto Ceará quanto Sport assegurem suas vagas na Série A superando os desafios finais da Série B.
O Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no sistema de pontos corridos em 2003. Desde então, o Bahia é quem lidera o número de participações, seguido pelo Vitória e Sport.
Bahia: 12 participações
Vitória: 11 participações
Sport: 11 participações
Fortaleza: 9 participações
Ceará: 7 participações
Náutico: 5 participoações
Santa Cruz: 2 participações, respectivamente
América-RN e CSA: 1 participação cada
Com Fortaleza e Bahia apresentando campanhas sólidas e o Vitória mostrando renovação de forças, as chegadas de Ceará e Sport em 2025 marcam um ano memorável para o futebol nordestino, amplificando ainda mais sua influência no cenário brasileiro.