Sobre o reajuste salarial dos servidores públicos de Alagoas para 2024, o governo deve abrir as discussões mais cedo, com a realização de reuniões no Conselho de Negociação Salarial (Cones). A data base do servidor público é o mês de maio, mas tudo indica que o governo apresentará, antes disso, uma proposta de reajuste salarial com base na reposição da inflação do ano passado.
A informação foi publicada pelo blog do jornalista Edivaldo Júnior e, segundo a postagem, isso pode atender categorias específicas com reivindicações pontuais, seguindo o exemplo da atualização do PCCS da Educação no final do ano passado.
O IPCA encerrou 2023 abaixo dos 5,79% registrados em 2022, com a inflação oficial do Brasil fechando em 4,62%, o menor nível anual desde 2020. A Secretaria da Fazenda só deve ter uma posição mais clara sobre o tamanho do reajuste do servidor a partir de abril.
Segundo a secretária Renata dos Santos, somente no próximo mês será possível ter uma avaliação mais segura do impacto das mudanças tributárias implantadas pelo governo do Estado em abril de 2023, como o aumento da alíquota de ICMS.
Em resumo, de acordo com o Blog, Renata Santos explicou que o estado tem tido um bom crescimento da arrecadação em função da base de comparação. Ou seja, tudo o que for arrecadado entre abril do ano passado e março deste ano tem como comparação uma regra tributária diferente, com uma base menor. A partir do próximo mês, será feita uma comparação mais realista.