Queda de helicóptero com turistas em Santa Catarina será investigada pela FAB

Por: Rádio Sampaio com G1
 / Publicado em 05/01/2025

Helicóptero cai em cidade de Santa Catarina — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

A Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada para investigar as causas da queda do helicóptero com quatro turistas e um piloto em Penha, no Norte de Santa Catarina, no sábado (4). A aeronave iria fazer um voo panorâmico na região quando caiu a 4 metros de altura.  Veja o que se sabe e o que falta saber sobre o caso:

Onde e quando o helicóptero caiu?

A aeronave caiu às margens da SC-414, por volta das 14h30 de sábado em Penha. O local da queda é próximo ao Beto Carrero.

Quantas pessoas estavam na aeronave?

Quatro passageiros e um piloto estavam a bordo.

Quem são as vítimas?

Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas são quatro pessoas da mesma família, turistas que moram em Santa Catarina, e um piloto.

Segundo o tenente coronel Dallossi, que é do Corpo de Bombeiros e também piloto da aeronave da corporação, é comum que voos panorâmicos sejam realizados na região, principalmente nas praias e parques.

"As vítimas eram do estado aqui. Porém, não da própria cidade, né. Estavam aqui a turismo, mas são do próprio estado de Santa Catarina", afirmou. As identidades não foram informadas.

Quem se feriu?

Entre os resgatados, três pesssoas, entre elas duas mulheres e um homem, foram encontradas sem ferimentos. O piloto foi atendido com pequenas escoriações no punho.

Outro homem, com cerca de 80 anos, estava com suspeita de traumatismo craniano e foi encaminhado a um hospital consciente e estável. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde do homem.

Qual é o modelo da Aeronave?

Fabrícado em 1980 pela Bell Helicopter, o helicóptero tem matrícula PT-HKZ e é um do tipo motor turboeixo. A aeronave tem autorização para o serviço de táxi aéreo, segundo informações consultadas no portal da Agência Nacional de Aviação (ANAC).

Quem está investigado o caso?

Em nota, a FAB disse que foi acionada para apurar o caso. Investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) em Canoas (RS), foram acionados.

"Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação", disse o órgão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram