Alagoas tem quatro equipes na final da 16º Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Os grupos se destacaram entre os mais de 50 mil inscritos em todo o país.
A equipe “Investigadoras 2.0”, de Alagoas, ocupa o primeiro lugar no estado e está entre as 37 melhores do país. Formada pelas estudantes Ana Beatriz Marinho de Gusmão Guedes, Ana Emília Marinho de Gusmão Guedes e Júlia Gama Wanderley, do ensino médio de uma escola particular de Maceió, e liderada pelo professor de História Luiz Gustavo de Melo Martins, a equipe se destacou entre os 789 grupos alagoanos. Outras três equipes alagoanas também estão classificadas para a final.
No total, 340 equipes, sendo 229 do ensino médio e 111 do fundamental, foram convocadas para a grande final da ONHB, que será realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, nos dias 24 e 25 de agosto.
Os grupos participantes são formados por um professor de História e três estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) ou Médio, tanto de escolas públicas quanto particulares.
Agora o próximo passo para as equipes alagoanas é participar da etapa final no dia 24 de agosto quando se submeterão a uma prova dissertativa. O resultado poderá ser conferido já no dia seguinte, no dia 25 de agosto, quando haverá a realização da cerimônia de premiação onde os grupos receberão medalhas de ouro, prata ou bronze.