A primeira ajuda humanitária via navio chegou à Faixa de Gaza
nesta sexta-feira (15/3). A embarcação está abastecida com cerca de 200 toneladas de alimentos e água. As Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram a chegada por meio do X (antigo Twitter).
As tropas isralenses afirmaram que tanto as embarcações quanto os intens que desembarcaram na costa do enclave palestino passaram por vistoria. Segundo as FDI, a entrega não suspende o bloqueio marítimo imposto à Faixa de Gaza.
A ajuda humanitária foi entregue com o barco Open Arms. Devido às condições no local, a organização World Central Kitchen afirmou ter sido necessária a construção de um cais para receber os itens.
A embarcação partiu do porto de Larnaca, em Chipre, na última terça-feira (12/3), e é financiada pelos Emirados Árabes Unidos. O navio transporta ajuda humanitária da organização World Central Kitchen.
A Faixa de Gaza está sob ofensiva de Israel desde o último dia 7 de outubro, quando o Hamas atacou o território israelense. Na ocasião, os extremistas mataram 1,2 mil pessoas e sequestraram mais de 200.
Desde então, as FDI têm empreendido um ataques aéreos e incursões terrestres à Faixa de Gaza, que é dominada pelo Hamas. Segundo o Ministério da Saúde, a operação deixou mais de 31 mil palestinos mortos.