Primeiro-ministro do Peru renuncia após suposto vazamento de áudio comprometedor

Por: Rádio Sampaio com CNN
 / Publicado em 06/03/2024

Alberto Otárola, primeiro-ministro do Peru-    Foto: Ministerio de Defensa del Perú

O primeiro-ministro do Peru, Alberto Otarola, disse que apresentou sua renúncia nesta terça-feira (5) depois que uma gravação de áudio foi divulgada no fim de semana, alegando que ele tentava influenciar indevidamente contratos governamentais.

Otarola afirmou à imprensa que a gravação foi feita em 2021, quando ele não era funcionário do governo, e foi manipulada e editada como parte de uma conspiração de seus oponentes políticos.

Ele já havia negado ter cometido qualquer crime depois que a gravação se tornou pública.

Com a saída de Otarola, os outros 18 membros do gabinete agora também deverão renunciar, de acordo com a lei peruana. A presidente Dina Boluarte tem a opção de reintegrar cada membro do gabinete ou trocá-los por um novo ministro.

O áudio, publicado pela mídia local, parece ser de Otarola conversando com uma mulher que mais tarde passou a trabalhar em vários cargos governamentais.

As mudanças no gabinete tornaram-se comuns no Peru. No mês passado, Boluarte alterou seu gabinete, trocando quatro ministros, incluindo os que chefiam a economia e a mineração, enquanto a nação andina trabalha para tirar a sua economia instável de uma recessão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram