Nas eleições de 4 de outubro, o deputado estadual Lelo Maia (MDB) recebeu 1.874 votos em Piaçabuçu. Em 2022, quando disputou pelo [União Brasil], ele havia obtido 178 votos no município. O crescimento foi de 1.696 votos, cerca de 10,5 vezes a votação anterior.
A diferença entre as duas eleições está no arranjo político local. Em 2022, Kayro Castro, candidato derrotado a prefeito em 2024, apoiou Bruno Toledo (MDB), que fez 1.327 votos na cidade. Em 2026, Kayro e Lelo apareceram do mesmo lado: o site Piaçabuçu News apresentou Wisney André e Kayro como lideranças do mesmo grupo e incluiu Lelo entre os candidatos apoiados pela aliança. A votação de Lelo superou em 547 votos o resultado obtido quatro anos antes pelo candidato de Kayro.
Entre uma eleição e outra, mudou também quem administra a prefeitura. Desde o afastamento do prefeito Rymes Lessa, o município é comandado interinamente por Wisney André, cuja gestão agora é questionada na Justiça.
Ação popular aponta vínculos com Kayro
A ação popular, apresentada pelo advogado Thiago Duarte Cavalcante, pede que sejam examinados atos da administração interina. Segundo o autor, pessoas nomeadas pela gestão têm vínculos com Kayro Castro. A ação sustenta que as mudanças administrativas precisam ser analisadas diante da suspeita de desvio de finalidade e favorecimento político.
O ponto chama atenção porque Kayro não é um personagem neutro no caso. Ele figura como parte autora em uma das ações eleitorais que questionam a eleição de Rymes Lessa. Assim, quem foi à Justiça contra o prefeito eleito é, segundo a ação popular, quem passou a ter influência sobre a administração que ficou em seu lugar.
O nome de Lelo Maia também aparece em um episódio anterior à eleição. Na cobertura da TV Alagoas sobre a entrada de apoiadores de Wisney na prefeitura, em 28 de agosto, populares mencionaram a presença do parlamentar. O episódio foi marcado por denúncias de arrombamento.
Os números levantam uma pergunta que a ação popular ajuda a colocar: a estrutura da prefeitura, sob gestão interina, contribuiu para esse crescimento? A resposta caberá à Justiça, com base nos atos e documentos analisados no processo.
TRE/AL julga embargos nesta quarta
Paralelamente, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas deve julgar nesta quarta-feira (14) embargos de declaração em três processos relativos à eleição de 2024. O relator é o desembargador eleitoral Hélio Pinheiro Pinto, e não haverá sustentação oral. Os embargos servem para esclarecer omissões, contradições ou obscuridades nas decisões. Após esse julgamento, a discussão pode seguir para o Tribunal Superior Eleitoral.
Procurados, Wisney André, Kayro Castro e Lelo Maia [não se manifestaram até a publicação / ESPAÇO PARA RESPOSTA].
Texto: Wanessa Costa


