
Foto: Ascom SSP/AL
Dois casos de maus-tratos contra idosos foram registrados pelas equipes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e das Bases Comunitárias da Polícia Militar. Os casos ocorreram nos municípios de Porto Calvo e Ibateguara, em Alagoas. A ação, denominada "Virtude", teve início na última segunda-feira (10) e prossegue até o fim da semana.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o primeiro caso aconteceu na Rua Jorge Alves Cordeiro, no bairro Mangazala, em Porto Calvo.
O órgão informou que "Ao chegar ao imóvel, os policiais verificaram que uma senhora de 73 anos estava sozinha deitada numa cama com comida estragada ao redor. A sobrinha da idosa, de 43 anos, chegou logo depois se apresentando como a responsável pela mulher. Ela possuía os cartões de benefício da vítima".
De acordo com as informações divulgadas, a idosa apresentava estar desidratada, desnutrida, com febre e debilitada. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e a encaminhou para o Hospital Municipal São Sebastião. Já a sobrinha da vítima foi conduzida ao Centro Integrado de Segurança Pública de Matriz de Camaragibe.
O segundo caso é de uma idosa de 71 anos que foi encontrada em sua residência, localizada na Rua Benedito Alves, no Centro, em Ibateguara, após uma denúncia recebida através do Disque-denúncia, o 181. Uma guarnição comandada pelo sargento Pedro Costa, foi até o local, e de acordo com o ele, a mulher contou que há quatro meses vivia recebendo a assistência de vizinhos, tendo em vista que não mantinha contato com os oito filhos.
“Uma pessoa de confiança recebia benefício dela e pagava suas contas, lhe dando os mantimentos necessários. No entanto, após a chegada do filho, que veio de São Paulo, ela disse que começou a não ter total assistência, faltando-lhe alimentação, produtos de higiene pessoal e outros itens. A única coisa que ele pagava era o aluguel da casa. Conversamos com alguns vizinhos que confirmaram o que ela disse. Diante disso, saímos em diligência e encontramos o infrator, que confessou a situação de desprezo pela genitora. Ele afirmou que não levava comida para a mãe por não ter tempo”, informou o militar.
O homem, de 51 anos, foi autuado por abandono de incapaz pela Polícia Judiciária, e foi levado à 11ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), em União dos Palmares. Ele foi liberado para responder pelo crime em liberdade.
