Foto: Brookings
A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, lançou uma prévia de seu mais recente modelo de linguagem, o GPT-4.5, na última quinta-feira (27). Ela será disponibilizada gradualmente para usuários que possuem plano pago.
O GPT-4.5 tem capacidade aprimorada de reconhecer padrões, gerar percepções criativas e mostrar maior "inteligência emocional", segundo a empresa.
A startup também disse que o modelo tem uma taxa menor de "alucinações", um problema comum em que modelos de linguagem grandes geram informações erradas.
Com 37,1%, a taxa de alucinação do GPT-4.5 é menor que os 61,8% mostrados no GPT-4o, e os 44% exibidos no o1, que eram os modelos de raciocínio mais recentes da empresa.
O GPT-4.5 oferece suporte para uploads de arquivos e imagens e também pode trabalhar em projetos de escrita e codificação, mas ainda não oferece suporte a outros recursos avançados, como voz e vídeo.
Apoiada pela Microsoft, a OpenAI disse que começará a lançar o GPT-4.5 para usuários do ChatGPT Plus e Team na próxima semana e, na semana seguinte, para os usuários Enterprise e Edu.
O presidente-executivo da companhia, Sam Altman, disse que se trata de "um modelo gigantesco e caro", ao explicar que a empresa ficou sem capacidade de GPU (unidades de processamento gráfico) para implementar a novidade para todos os níveis de usuários ao mesmo tempo.
"Adicionaremos dezenas de milhares de GPUs na próxima semana... não é assim que queremos operar, mas é difícil prever perfeitamente os picos de crescimento que levam à escassez de GPUs", disse Altman.