O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, emitiu um alerta mundial, nesta terça-feira (27), sobre o aumento do nível do mar nas Ilhas do Pacífico. Em Tonga, o diplomata apresentou um relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), que mostrou que o aumento do nível do mar está acima da média na região.
"Estou emitindo um SOS sobre a rápida elevação dos níveis do mar. Isso está ampliando a frequência e a gravidade das tempestades e inundações costeiras. Essas inundações arruínam a pesca, danificam as plantações e contaminam a água doce. Tudo isso coloca as nações das Ilhas do Pacífico em grave perigo”, disse Guterres.
O diplomata atribuiu o rápido aumento do nível do mar ao aquecimento global, já que as temperaturas recordes estão acelerando o derretimento das geleiras.
Tal cenário impactaria diretamente a população. Isso porque 90% dos habitantes vivem a menos de 5 km da costa e metade da infraestrutura está a 500 metros do mar.
"O aumento do mar está chegando para todos nós. Em todo o mundo, cerca de um bilhão de pessoas vivem em áreas costeiras ameaçadas pelo aumento do oceano. No entanto, embora algum aumento do nível do mar seja inevitável, sua escala, ritmo e impacto não são. Isso depende de nossas decisões", disse Guterres.