Reprodução
Uma mulher, que não teve a identidade divulgada, caiu em um golpe pelo WhatsApp ao tentar comprar gás de cozinha por meio de um número que se passava pela empresa Barato Gás. A vítima é residente do bairro Brivaldo Medeiros, em Palmeira dos Índios.
De acordo com as informações, o criminoso hackeou o WhatsApp da empresa e passou a enviar mensagens com uma falsa “promoção relâmpago”. Segundo o anúncio fraudulento, o preço do gás subiria para R$ 117, mas os dez primeiros clientes poderiam adquiri-lo por R$ 85, com entrega gratuita.
A mulher realizou a "compra" e só percebeu o golpe quando o número parou de responder, seu marido entrou em contato diretamente com a empresa, que confirmou o hackeamento. O número fraudulento foi utilizado para enganar consumidores, e a empresa destacou que seus pedidos são feitos apenas por ligação telefônica.
"Em nome do Barato gás, lamentamos muito pelo ocorrido. Infelizmente, nosso WhatsApp foi invadido por um hacker, mas conseguimos derrubar o acesso em apenas 40 minutos, evitando que mais danos fossem causados aos nossos clientes. Estamos reforçando nossas medidas de segurança para que isso não volte a acontecer. Agradecemos a compreensão!", disse um dos responsáveis pela empresa.
Os consumidores devem ficar atentos para não cair nesse tipo de fraude. Algumas dicas importantes incluem desconfiar de promoções com preços muito abaixo do mercado, confirmar diretamente com a empresa por outro canal antes de realizar qualquer pagamento, evitar fazer transferências via Pix para números desconhecidos sem a devida verificação e, caso seja vítima de um golpe, registrar um Boletim de Ocorrência e denunciar o número fraudulento.
Se você foi vítima desse ou de outro golpe semelhante, denuncie! Compartilhar informações sobre essas fraudes pode ajudar a evitar que mais pessoas sejam prejudicadas.