
Após a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os participantes que optaram pela prova impressa, no próximo domingo (31), é a vez de 1.838 candidatos de Alagoas inscritos para a modalidade digital realizarem a prova de linguagens, ciências humanas e a redação.
Essa é a primeira vez que o modelo de aplicação digital do exame é usado no país. A ideia do Ministério da Educação (MEC) é tornar a prova totalmente digital até 2026.
Este ano, as provas digitais estão marcadas para 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Do total de candidatos no estado, 1.366 farão prova em Maceió distribuídos em 26 locais de prova. Outros 472 candidatos farão a avaliação em Arapiraca, em 20 locais.
Apesar do formato digital, a redação continuará manuscrita. Por isso, assim como na prova física, o candidato deve levar caneta preta, de tubo transparente.
No segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e de matemática e também haverá com uma folha de rascunho para as contas.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 100.723 pessoas estavam inscritas para fazer a prova física em Alagoas. Entretanto, quase metade (48%) do total de candidatos confirmados não compareceu.
O Enem 2020 está sendo aplicado em janeiro de 2021 após ter sido adiado devido à pandemia do coronavírus. Originalmente, a prova estava prevista para ocorrer em novembro de 2020.