Mustafa Muhammad Abu Ara, um dos líderes do Hamas na Cisjordânia, morreu durante detenção por Israel — Foto: Reprodução / redes sociais
Um dos líderes do Hamas na Cisjordânia morreu sob custódia israelense, segundo informaram autoridades palestinas e o movimento islâmico, nesta sexta-feira (26). Mustafa Muhammad Abu Ara, de 63 anos, morreu após ser transferido de uma prisão no Sul de Israel para um hospital, de acordo com comunicado conjunto da Autoridade Palestina e da organização Clube dos Prisioneiros Palestinos.
“Lamentamos a morte do líder e prisioneiro Xeique Mustafa Muhammad Abu Ara, e responsabilizamos a ocupação pelo seu assassinato devido à negligência médica deliberada”, disse o Hamas.
Abu Ara foi detido em outubro e sofria de graves problemas de saúde, refere o comunicado da Autoridade Palestiniana e da ONG que protege os direitos de presos. Durante sua detenção, Abu Ara "foi submetido a tortura e fome", acrescentou o comunicado. Os militares de Israel não responderam imediatamente aos pedidos da AFP.
As autoridades palestinas acusaram, este mês, Israel de travar uma “guerra de vingança” abusiva contra prisioneiros palestinos, desde o início do conflito contra o Hamas, na Faixa de Gaza.
Por sua vez, o Exército israelense “rejeitou completamente as alegações relativas ao abuso sistemático de detidos”.