Javier Milei quer reivindicar soberania das Ilhas Malvinas

Por: Rádio Sampaio com Metrópoles
 / Publicado em 03/04/2024

Javier Milei | Foto: Tomas Cuesta/Getty Images

O presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou que irá trabalhar para reivindicar a soberania das Ilhas Malvinas. O político participou, na terça-feira (2/4), de cerimônia dos 42 anos da Guerra das Malvinas.

“Durante meu governo, comprometo-me a ter uma rota de ação clara para que as Malvinas possam retornar às mãos argentinas. Em nome do povo argentino, quero agradecer aos veteranos, aos seus familiares e a todos aqueles que usam uniforme pelo seu serviço”, enfatizou Milei.

O presidente argentino destacou que a melhor forma de homenagear aqueles que morreram na guerra é reivindicar a soberania sobre o território.

Milei chegou à Presidência da Argentina com propostas radicais, e uma delas é a retomada do arquipélago das Malvinas, conhecido como Falklands pelo Reino Unido, ao qual o território oficialmente pertence.

Durante a campanha eleitoral, durante um debate com Sergio Massa, segundo lugar na disputa pela Casa Rosada, Milei ressaltou que tem admiração pela ex-primeira-ministra britânica Margareth Tatcher , mas que pretende reivindicar as Malvinas.

“O que eu proponho? A soberania da Argentina sobre as Ilhas Malvinas não é negociável. As Malvinas são argentinas”, salientou Milei. “Agora temos que ver como vamos recuperá-las. É claro que a opção da guerra não é uma solução. Tivemos uma guerra, que perdemos. Temos que fazer todos os esforços para recuperar as ilhas através dos canais diplomáticos”.

Guerra das Malvinas

A Guerra das Malvinas aconteceu durante a década de 1980, quando a Argentina passava por uma ditadura do general Leopoldo Galtieri. O território vivia uma disputa histórica entre o país latino e o Reino Unido.

Galtieri determinou ofensiva contra as Malvinas em 1982, mas teve uma forte retaliação das forças do Reino Unido, que tinha Margareth Thatcher como primeira-ministra.

Deixe uma resposta

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram