Falta pouquíssimo para o lançamento do iPhone 16, a mais nova geração de celulares da Apple. O novo aparelho deve marcar mais uma mudança de design dos celulares da Apple, junto com melhorias em performance para encarar as demandas de recursos de inteligência artificial (IA).
O novo iPhone 16 devem apresentar visual inédito, ser vendido em mais cores, incorporar melhores na dissipação de calor e incluir o "Botão de Captura" para facilitar cliques com a câmera.
Abaixo, confira todas as informações sobre os novos iPhones 16 e iPhones 16 Pro que circularam na internet até agora:
A novidade mais evidente do iPhone 16 é o novo design dos aparelhos — especificamente, dos modelos base. Os iPhone 16 e iPhone 16 Plus devem dispor as câmeras em módulo vertical no formato de pílula, em vez de posicionados na diagonal.
Essa mudança não é em vão: o posicionamento dos sensores abre caminho para a captura de "Spatial Videos", os vídeos 3D para o Apple Vision Pro. Até agora, essa função é exclusiva dos modelos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max.
Os rumores sobre o novo visual circularam pela internet várias vezes, então a chance de serem reais é grande. Outro indicador de veracidade foi a exposição de capinhas para os novos aparelhos flagrada pelo TecMundo.
Outra adição interessante da nova geração de celulares da Maçã é o "Botão de Captura". O componente será posicionado na lateral do aparelho, do mesmo lado que o Botão de Ação.
Como o nome sugere, o atalho servirá principalmente para controlar funções da câmera. Ele será capacitivo, assim permitindo interpretar diferente tipos de força e gestos, cada um com uma ação específica.
Por falar em fotos e vídeos, o iPhone 16 também deve apresentar novas câmeras: os modelos base devem receber uma câmera ultrawide com f/2.2 de abertura, mais sensível para a entrada de luz. Esse ajuste abriria espaço para a adição de um modo macro nos iPhones.
No iPhone 16 Pro e 16 Pro Max, os aprimoramentos seriam ainda mais substanciais: é especulado que o sensor ultrawide terá 48 MP.
Assim como acontece em uma linha e outra, o Botão de Ação antes exclusivo dos modelos iPhone 15 Pro devem ser expandidos para os modelos base da geração seguinte. Dessa forma, o iPhone 16 e 16 Plus devem ter o acessório.
O iPhone 16 deve embarcar novas tecnologias para a tela, e enfim levar OLED para todas as variantes. A Apple deve implementar "matrizes de microlentes", uma estrutura especial capaz de aprimorar a percepção de brilho, mas sem impactar no consumo de energia.
O OLED do iPhone 16 também deve ser mais econômico, dada a mudança do material da construção. As bordas da tela também devem ser mais finas.
Informantes apontam que o iPhone 16 Pro e 16 Pro Max podem ter corpo e tela ainda maiores. O novo iPhone 16 Pro deve incorporar um display de 6,27 polegadas, enquanto o iPhone 16 Pro Max chegará a 6,85".
A previsão é de que os iPhones 16 Pro serão mais altos e mais largos que os modelos anteriores, mas continuariam com a mesma espessura. Visualmente, porém, eles seriam bem parecidos com os antecessores.
Dois mil e vinte e quatro foi o ano em que a Apple abraçou inteligência artificial no seu ecossistema. Naturalmente, o próximo chipset da empresa deve ser preparado para encarar as demandas atuais (e futuras) da tecnologia.
Por isso, todos os celulares da linha seriam equipados com o Apple A18 — talvez, com alguma diferença nos modelos 16 Pro e 16 Pro Max. O componente deve abrigar uma Neural Engine (NPU) mais poderosa, assim possibilitando o processamento local de tarefas com IA.
Dando vazão às tarefas, os novos iPhone 16 também devem ter mais memória RAM. Existe a chance de todos os modelos contarem com 8 GB de RAM.
Os novos iPhones devem inaugurar um design para resfriamento mais eficiente. Os aparelhos devem embarcar um novo sistema térmico de grafeno e uma estrutura metálica para a bateria para melhorar a dissipação de energia.
A ficha técnica do iPhone 16 Pro também deve ser aprimorada com o novo Qualcomm Snapdragon X75, novo modem da empresa para conectividade 5G. O componente é menor e até 20% mais econômico que soluções anteriores.
Além disso, o Snapdragon X75 suporta o "5G Advanced", um aprimoramento da rede baseado em aprendizagem de máquina e inteligência artificial.
Nos modelos base, a Apple deve adotar os mesmos Qualcomm X70 do iPhone 15.
Por falar em conectividade, outra novidade prevista para o iPhone 16 é o suporte para o Wi-Fi 7. A expectativa da compatibilidade com o novo padrão vem desde 2023, e seria um aprimoramento significativo.
A tecnologia possibilitaria a transmissão de dados nas frequências 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz ao mesmo tempo. Essa combinação entregaria velocidades muito mais rápidas, chegando a 40 Gbps, e menos latência.
É especulado que o iPhone 16 apresentará baterias com capacidade revisada — e até menor, no caso do iPhone 16 Plus. O componente deve receber aprimoramentos sutis no iPhone 16, 16 Pro e 16 Pro Max, mas com uma diminuição no iPhone 16 Plus.
Todo o mistério sobre a ficha técnica do iPhone 16 vai acabar em breve, já que os novos celulares serão apresentados em 9 de setembro deste ano. Os aparelhos devem ser a estrela principal do evento "It's Glowtime" ("Hora de brilhar", em tradução livre).
Compre iPhones, iPads, Macbooks e mais da Apple com desconto! Utilize o cupom iPlace e economize na compra dos melhores dispositivos!