Um homem armado foi preso, no último sábado (12), perto do comício do candidato republicano Donald Trump na Califórnia, nos Estados Unidos. Ele foi parado por forças de segurança enquanto estava dirigindo um SUV preto, onde os agentes encontraram duas armas e um carregador de alta capacidade.
Em comunicado, o departamento do xerife do condado de Riverside informou que o homem foi identificado como Vem Miller, um morador de Las Vegas de 49 anos.
Ele foi levado sob custódia ao Centro de Detenção John J. Benoit por posse ilegal de arma, mas foi liberado após pagar uma fiança de US$ 5 mil (cerca de R$ 28 mil).
“Este incidente não afetou a segurança do ex-presidente Trump ou dos participantes do evento”, disse o departamento do xerife.
Essa não é a primeira vez que uma pessoa armada é presa perto de Trump. Em setembro, um homem foi acusado de tentar assassinar o ex-presidente - após ser detido por agentes do Serviço Secreto. Ele estava escondido em um arbusto e portando um rifle perto do campo de golfe de Trump, em West Palm Beach, onde o republicano praticava o esporte.
Primeiro atentado
Em julho, Trump foi alvo de tiros enquanto discursava em um comício na Pensilvânia. Um tiro pegou de raspão na orelha do candidato, que foi escoltado por agentes de segurança. O atirador, identificado como Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, estava posicionado em um telhado de um prédio perto do comício. Ele foi morto após os disparos.