
Fernando Haddad | Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal
Nesta segunda-feira (22), a Folha de S. Paulo noticiou a invasão do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do Governo Federal. Agora, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), negou que o sistema tenha sofrido um ataque hacker e disse que ocorreu apenas um “problema de autenticação” e que é isso que a Polícia Federal (PF) está apurando.
“Olha, a informação que eu tenho é parcial, de que o problema não é do Siafi, o problema não é do sistema. O problema provavelmente foi de autenticação, de acesso. Então, é isso que está sendo apurado. Como é que alguém teve acesso tendo sido autenticado? Ou seja, não foi uma ação de um hacker que quebrou a segurança. Não foi isso, foi um problema de autenticação. É isso que a Polícia Federal está apurando e, obviamente, que está rastreando para chegar nos responsáveis”, disse o ministro.
Haddad ainda disse que não há informações sobre a quantia que pode ter sido desviada, uma vez que a investigação federal corre sob sigilo. Ele também afirmou que o sistema está preservado. “Repito, não foi uma ação hacker contra o sistema. O sistema está preservado, foi uma questão de autenticação É alguém que tinha acesso”, explicou.
