O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar de Alagoas, apreendeu um fuzil do Exército Brasileiro, modelo 556. De acordo com as informações publicadas no site Metrópoles, a apreensão aconteceu devido à identificação de mensagens trocadas entre traficantes de Maceió e do Rio de Janeiro, conforme publicado no site Metrópoles. A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas(SSP), por sua vez, informou que a arma tem o valor de R$ 20 mil e foi apreendida no bairro Cambona, em Maceió, na terça-feira (9). A ação de apreensão ocorreu em conjunto entre o Bope e a SSP/AL.
O fuzil estava dentro de uma máquina de lavar roupas- junto com três carregadores de munição- e sendo transportado em um carro de frete. A arma seria entregue ao traficante alagoano José Emerson da Silva, conhecido como Nem Catenga. Considerado fugitivo, ele possui cinco mandados de prisão em aberto. Apesar de não residir mais em Alagoas, ele continua comandando o tráfico nas regiões da Cambona, Levada e Brejal, em Maceió.
A apreensão
Para interceptar o veículo, a polícia efetuou bloqueios em pontos estratégicos e inspecionou todos os veículos que faziam frete na região. O fuzil e os três carregadores foram localizados dentro de uma máquina de lavar, em uma caminhonete S10.
"O motorista, surpreendido pela abordagem, afirmou ser um trabalhador autônomo de frete e que havia sido contratado por uma mulher naquela manhã para transportar os itens, tendo recebido R$120 pelo serviço", afirmou a SSP.
O motorista e o fuzil foram encaminhados à Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), onde os procedimentos cabíveis foram realizados.
Poder de fogo
De acordo com informação apurada pela Gazetaweb, o fuzil apreendido tem poder de fogo suficiente para ultrapassar blindagem e coletes balísticos de uso civil. O armamento é de uso restrito no Brasil e, geralmente, pertence às forças policiais.
De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Tiro Tático, Giovanni Roncalli, a presença desta arma nas mãos de criminosos em Maceió é um perigo para a sociedade.