Fiéis da Paróquia de São José, em Maceió, apresentaram queimaduras na testa após serem ungidos com óleo na missa desta terça-feira (19) no Trapiche da Barra. A paróquia confirmou o caso e disse que enviou amostras do óleo para análise em laboratório.
A unção acontece como parte ritualística na missa para abençoar os fiéis. A unção também pode se dar em objetos como uma forma de consagrá-los.
Em nota de esclarecimento postada no Instagram, a igreja relata que alguns fiéis apresentaram reação alérgica durante a celebração da Missa da Graça em homenagem ao Dia de São José. Os sintomas foram ardência na testa, coceira e vermelhidão.
"É do conhecimento de todos que parte desta celebração específica é a unção com o óleo da graça, realizada não só com piedade devocional, mas, e principalmente, com todo cuidado para manter o zelo e o bem-estar de todos os devotos. Reiteramos o nosso compromisso com a correta organização dos ritos e obediência às normas de preservação da saúde", disse a postagem.
A paróquia informou que o óleo não será usado nas próximas missas e que as pessoas que apresentaram a reação não precisaram de atendimento médico.
Não foi informado, porém, de que material é feito o óleo e nem se houve troca recente do produto.