AO VIVO

Europa aprova boicote a torneios da Fifa até que Infantino desista de venda de ações; entenda

Rádio Sampaio com O Globo
Publicado 30/07/2026
Gianni Infantino, presidente da Fifa — Foto: Karim JAAFAR / AFP

 

A crise entre Uefa e Fifa ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira (30). As 55 federações filiadas à entidade europeia concordaram, em uma reunião de emergência, em boicotar as competições organizadas pela Fifa, incluindo a Copa do Mundo, caso Gianni Infantino mantenha o projeto de criar uma empresa para administrar os ativos comerciais do torneio e vender parte dela a investidores privados.

A decisão representa a reação mais dura até agora ao plano anunciado pelo presidente da Fifa, que prevê a criação da Fifa Forward Enterprise (FFE), subsidiária responsável por concentrar os direitos comerciais, de transmissão, patrocínio, licenciamento e operação dos torneios da entidade. A Fifa afirma que manteria o controle da governança do futebol e que o projeto depende da aprovação das associações nacionais.

Caso o boicote seja concretizado, a próxima Copa do Mundo poderá ser disputada sem algumas das principais seleções do planeta, como Inglaterra, França, Espanha, Alemanha, Itália e Portugal, o que colocaria em xeque a viabilidade esportiva e comercial do torneio.

A Uefa convocou uma reunião virtual com suas associações após classificar o projeto de Infantino como uma medida que "ultrapassa uma linha que as entidades do futebol jamais deveriam cruzar". A entidade europeia também criticou a falta de transparência na elaboração da proposta e afirmou que ela foi apresentada sem consulta prévia às principais partes interessadas do futebol.

A ameaça de boicote foi aprovada como forma de pressionar a Fifa a abandonar o projeto.

Apesar da resistência da Europa, a Fifa sustenta que a criação da FFE precisa apenas da aprovação da maioria das 211 associações nacionais filiadas à entidade. Isso significa que, mesmo sem o apoio da Uefa, o projeto ainda poderá ser aprovado caso obtenha respaldo suficiente das demais confederações.

Pronunciamento na íntegra:

"A UEFA e suas 55 associações-membro estão unidas. Rejeitamos, de forma unânime e inequívoca, a proposta da FIFA de transferir participações na propriedade da Copa do Mundo e de outras competições da FIFA para investidores privados.

A Copa do Mundo não pode ser tratada como um produto de investimento. Ela é um dos maiores legados esportivos do futebol. Foi construída ao longo de gerações por jogadores, seleções nacionais e torcedores de todos os continentes. Nenhuma parte dela deve jamais ser entregue a investidores privados. A Copa do Mundo não está à venda.

É irresponsável e indefensável que uma proposta de tamanha importância para o futebol tenha sido concebida em segredo e levada à iminência de aprovação sem qualquer consulta significativa àqueles encarregados de zelar pelo esporte. Isso não é apenas uma falha profunda de liderança, mas uma abdicação do dever da FIFA como guardiã do futebol mundial.

No entanto, nossa oposição vai muito além da questão do processo."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua José e Maria Passos, nº 25 - Centro - Palmeira dos Índios - AL.
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
COMERCIAL:
(82) 99621-8806
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram