Foto: Ana Paula Lins / Ascom Seduc
A Escola Estadual Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios, foi ouro na XV Maratona Alagoana de Raciocínio Lógico.
A escola ficou em 1º lugar do Nível 4 (Ensino Médio) da competição promovida pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
A cerimônia de premiação ocorreu no Auditório da Reitoria da Ufal, no Campus A.C Simões, em Maceió, e fez parte da programação da Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete).
A edição 2024 da Maratona foi realizada no dia 28 de setembro no Centro de Interesse Comunitário da (Ufal) e contou com a participação de 224 equipes de escolas públicas e privadas distribuídas nos níveis I (4º e 5º anos do ensino fundamental); II (6º e 7º anos do ensino fundamental), III (8º e 9º anos do ensino fundamental) e IV (ensino médio).
Na ocasião, além da Almeida Cavalcanti, participou da competição a Escola Estadual Humberto Mendes, também de Palmeira dos Índios.
“Foi uma honra enorme, é a minha primeira medalha em competições como esta”, afirma Levy Ferreira, ouro pela Escola Estadual Almeida Cavalcanti.
O estudante Pedro Arthur de Azevedo destacou a importância de participar da Maratona. O jovem é bimedalhista, em 2023, ele foi bronze com a escola e, este ano, ouro.
“Gosto muito de participar de competições de raciocínio lógico, pois me sinto desafiado. Além disso, você desenvolve habilidades que lhe permitem ser mais rápido para a tomada de decisões e resolução de problemas”, revela Pedro Arthur.
“Essa premiação nos estimula para trabalharmos ainda mais. Queremos voltar à maratona no ano que vem e incentivar mais escolas, em especial as da nossa região em Palmeira, a participarem também”, conta Lucyan Mendonça, professor da Almeida Cavalcanti.