“Nós estamos em campo todos os dias, operando sistema, ligando cliente e o principal, iluminando a vida das pessoas, porque é isso que fazemos! ”, com esta fala, o Gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Alagoas, Madson Andrade, emocionou a todos representando a Distribuidora, na última sexta-feira (20), nas certificações de 44 novos eletricistas em Santana do Ipanema e Arapiraca.
O projeto Escola de Eletricistas é uma iniciativa da Equatorial em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e integra a plataforma E+ de Sustentabilidade. Tem como objetivo a formação gratuita de profissionais para atuação no setor de distribuição de energia elétrica.
As solenidades ocorreram em cidades distintas. Pela manhã, a segunda turma da Escola de Eletricistas 2024 foi certificada na sede da Faculdade UNINTA, em Santana do Ipanema. E às 14h, no auditório da sede da Equatorial Alagoas, em Arapiraca, foi a vez da terceira turma encerrar também esse ciclo.
Para Polyana Félix, aluna certificada pela Escola de Eletricistas em Santana do Ipanema, o curso foi uma surpresa muito boa. “Entrei achando que era um curso para leiturista e quando percebi já estava subindo nos postes. A jornada foi longa e de muito aprendizado, mas quero muito permanecer na área e continuar me aperfeiçoando mais e mais”, declarou emocionada a mais nova eletricista.
O curso teve duração aproximada de quatro meses com a carga horária total de 592h, sendo 480 profissionalizante e 112 comportamental proferidas pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Com a formação, os eletricistas estão habilitados em todas as normas regulamentadoras necessárias para atuar no setor elétrico.
Durante sua fala, o Coordenador Técnico da Unidade Senai Arapiraca, Clailton Vital, pontuou a importância da educação e a satisfação em participar desse projeto. “É uma enorme alegria saber que, nós do Senai, fazemos parte dessas histórias. São mais de 40 pessoas tendo hoje seus esforços e dedicação reconhecidos e com ótimas perspectivas de evoluir profissionalmente em um mercado que só tem crescido em nosso país. Que venham outras turmas e que possamos fazer parte de mais vidas transformadas pelo poder da educação”, destacou o gestor.
Desde o início desse projeto, que além de Alagoas ocorre também no Amapá, Goiás, Maranhão, Pará e Piauí, já foram certificados quase 2 mil profissionais e para 2025 mais Inscrições para novas edições estão previstas para ocorrer. O curso é totalmente gratuito, e disponibiliza um auxílio financeiro durante o período das aulas, para apoio dos alunos selecionados.
ODS - O Programa Escola de Eletricistas está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o 4 que visa promover educação de qualidade, mas também atende aos Objetivos 1 (erradicação da pobreza), 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (redução das desigualdades), até 2030. Todos esses compromissos reforçam o objetivo do Grupo Equatorial em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e um futuro cada vez melhor.
Por: Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas