Foto: EPA
Neste domingo (10), está acontecendo a eleição legislativa de Portugal. A votação teve início a partir das 5h (no horário local) e deve encerrar às 19h. Os resultados são esperados por volta da meia-noite. O pleito ocorre de maneira antecipada, em decorrência da renúncia do primeiro-ministro António Costa (Partido Socialista), em meio a uma investigação de corrupção.
Segundo a CNN Brasil, entre as questões que estão em voga durante esse período eleitoral estão a crise habitacional incapacitante, baixos salários, falta de saúde e corrupção.
Até o momento, a Aliança Democrática (AD), dos partidos de direita, lidera na maioria das pesquisas de opinião. Pesquisas recentes também apontam que o apoio à mensagem anti-establishment do Chega, um partido de direita, praticamente dobrou desde a última eleição de 2022. Além disso, ele também promete varrer a corrupção e tem certa hostilidade ao que vê como “imigração excessiva”. Mesmo assim, o partido ocupa o terceiro lugar.
Apesar de liderar as pesquisas, o AD pode ter um governo minoritário, já que o Chega faz certa oposição a ele. No entanto, “uma vitória do PS com uma maioria absoluta de direita no parlamento seria o cenário mais complexo e instável”, segundo o cientista político da Universidade de Lisboa, António Costa Pinto.
Mais de 10 milhões de cidadãos podem votar.