Neste 25 de novembro, o Brasil celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue - uma data que destaca a importância da doação regular para salvar vidas e reforçar o compromisso solidário com a saúde pública. Uma doação de sangue ajuda a salvar até quatro vidas.
Os hemocentros de todo o país aproveitam a ocasião para conscientizar a população sobre a necessidade de manter os estoques de sangue em níveis adequados. Não há um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações. Seu consumo é diário e contínuo, já que a transfusão de sangue é necessária em diversas situações, tais como anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue , febre amarela , tratamento de câncer e outras doenças graves.
Este é o tema da Campanha Nacional de Doação de Sangue , lançada pelo Ministério da Saúde em junho de 2024. A campanha agradece às pessoas que ajudam a salvar vidas com suas doações e convida a população para se tornar doadora regular.
Até setembro deste ano, foram realizadas 2.516.237 doações no Brasil. Atualmente, o país conta com 32 hemocentros estaduais, além dos diversos serviços de hemoterapia regionais e municipais que são serviços públicos de hemoterapia, responsáveis pela coleta, processamento, armazenamento e distribuição de sangue e seus componentes.
• ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
• pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
• apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto.
• pesar no mínimo 50 kg;
• ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
• estar alimentado;
• evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.