O deputado Pastor Daniel de Castro (PP-DF) apresentou um projeto de lei, na segunda-feira (12), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), para criar o “Dia Distrital do Orgulho Heterossexual”. Na proposta, a data seria comemorada no terceiro domingo de dezembro, anualmente.
A justificativa do parlamentar para o projeto é "assegurar o direito à manifestação dos heterossexuais, garantindo que possam expressar a identidade biológica sem sofrer discriminação por isso”.
“Em um momento em que se discute amplamente o respeito à diversidade, é crucial que todos os grupos, independentemente de orientação sexual, tenham o direito de expressar convicções e valores sem medo de retaliação”, afirmou o deputado. Agora, o texto será analisado pelas comissões antes de seguir para votação em plenário.
Sobre o projeto, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da CLDF, Fábio Felix (PSol-DF), disse que é “lamentável querer gastar a discussão política do Parlamento para criar um dia do orgulho a um segmento que não sofre vulnerabilidade ou negação de direitos”.
Em 2017, o atual secretário da Família do Distrito Federal, Rodrigo Delmasso, apresentou uma proposta para a criação da “Semana de Difusão da Cultura Heterossexual”, mas pediu o arquivamento do projeto.