


A parcela de brasileiros que defende que adolescentes que cometem crimes devem ser punidos como adultos subiu para 70%, segundo dados da nova pesquisa Datafolha divulgada na sexta (3).
O levantamento faz parte do eixo de comportamento da matriz ideológica do instituto e aponta um crescimento no endurecimento da opinião pública: em 2022, esse índice era de 65%.
Em contrapartida, o apoio à reeducação dos menores infratores recuou de 34% (em 2022) para 27% (em 2026). Outros 3% dos entrevistados não souberam responder.
🔎 O que diz a lei: Embora a pesquisa utilize o termo "crimes" na pergunta feita aos eleitores, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que condutas ilícitas praticadas por menores de 18 anos são classificadas juridicamente como atos infracionais.
O levantamento foi realizado presencialmente com 2.004 eleitores de 16 anos ou mais, em 139 municípios brasileiros, nos dias 17 e 18 de junho. O nível de confiança é de 95%, e a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09956/2026.
O levantamento detalhou a opinião dos entrevistados de acordo com o perfil religioso e a preferência política para a eleição presidencial.
Por religião:
Por intenção de voto:
