Corte de gastos: governo faz nova série de reuniões nesta terça para tentar fechar pacote

Por: Rádio Sampaio com G1
 / Publicado em 05/11/2024

O presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

O governo federal faz nesta terça-feira (5) nova série de reuniões para tentar fechar um pacote de corte de gastos.

Segundo o Ministério da Fazenda, a Casa Civil vai chamar ministérios para discutir a situação fiscal do país e as propostas de corte de despesas. O governo não indicou quais pastas serão convocadas.

Também nesta terça, o presidente Luiz Inácio Lula  da Silva deve se reunir à tarde com atores diretamente envolvidos no debate: o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e a secretária-executiva da pasta, Miriam Belchior; a ministra da Gestão, Esther Dweck, e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Na segunda (4), a reunião de cerca de três horas terminou sem anúncios. Lula e ministros tentam concluir o pacote para cortar gastos públicos e garantir o respeito às metas fiscais nos próximos anos.

Segundo o Ministério da Fazenda, "o quadro fiscal do País foi apresentado e compreendido, assim como as propostas em discussão".  "Nesta terça (5), outros ministérios serão chamados pela Casa Civil para que também possam opinar e contribuir no âmbito das mesmas informações", informou o Ministério da Fazenda.

Haddad disse a jornalistas que acreditava que o governo estava na "reta final" de elaboração das medidas.

O que deve estar no pacote

Segundo o colunista do g1 Valdo Cruz, no encontro com Lula, a equipe econômica pretendia propor um limite para despesas obrigatórias para preservar as regras previstas no arcabouço fiscal.

Ficariam de fora do teto o aumento real do salário mínimo e a vinculação da aposentadoria ao mínimo.

Estariam na mesa, ainda, mudanças na vinculação de gastos de áreas como saúde e educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link
Powered by Social Snap