Copa do Mundo 2030 e 2034: Fifa anuncia sedes dos Mundiais

Por: Rádio Sampaio com Ge
 / Publicado em 11/12/2024

Infantino no Congresso da Fifa 2024 — Foto: Getty Images

A Fifa anunciou, nesta quarta-feira (11), as sedes das edições de 2030 e 2034 da Copa do Mundo. Espanha, Marrocos e Portugal receberão a edição de 2030. Três jogos serão disputados na América do Sul (Uruguai, Argentina e Paraguai, uma partida em cada país) como parte do que a Fifa chama de Celebração do Centenário, pelos cem anos do primeiro Mundial.

Única candidata em 2034, a Arábia Saudita recebe a primeira edição do "novo século" da Copa.

As sedes foram anunciadas no Congresso Extraordinário da Fifa, realizado de forma virtual. Todas as candidaturas foram aprovadas nas inspeções técnicas. Sem concorrentes, as sedes de 2030 e 2034 foram confirmadas pelo presidente Gianni Infantino após decisão por aclamação.

Copa de 2030

Espanha, Portugal e Marrocos serão as sedes oficiais da Copa de 2030.Uruguai, Argentina e Paraguai também recebem jogos, mas apenas uma partida em cada país como forma de celebrar os cem anos do primeiro Mundial, realizado no Uruguai, em 1930. Estas partidas serão na semana anterior à abertura oficial da Copa.

O Estádio Centenário, do Uruguai, receberá o primeiro jogo da Copa. O Monumental será o estádio da Argentina. O indicado pelo Paraguai está sendo construído e levará o nome de Osvaldo Domínguez Dibb (pai do presidente da Conmebol Alejandro Domínguez e que morreu no começo do ano).

Copa de 2034

Também foi confirmada a Arábia Saudita como sede do Mundial de 2034. O país propõe jogos em 15 estádios de cinco cidades do país (Neom, Jidá, Abha, Riade e Al Khobar). O estádio King Salman, em Riade, foi escolhido para receber o jogo de abertura e a final. A candidatura saudita recebeu nota 4,2 de um máximo possível de 5.

A candidatura da Arábia Saudita, no entanto, sofre críticas de organismos internacionais de direitos humanos, que cobram da Fifa que não realize a Copa de 2034 no país. A Noruega reclamou formalmente da escolha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua José e Maria Passos, nº 25
Centro - Palmeira dos Índios - AL.
(82) 99641-3231
TELEFONE FIXO - ESTUDIO:
(82)-3421-4842
SETOR FINANCEIRO: (82) 3421-2289 / 99636-5351
(Flávia Angélica)
COMERCIAL: 
(82) 99344-9999
(Dalmo Gonzaga)
O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram