Com direito a emoção até os minutos finais, o Atlético-MG largou na frente da disputa contra o São Paulo nas quartas de final da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, no Morumbis, o Galo marcou nos acréscimos e conseguiu importante vitória por 1 a 0. Em casa, o Tricolor teve mais posse e criou chances de perigo com Wellington Rato, em finalizações de fora da área, e Lucas, que desperdiçou chance clara de cabeça nos minutos finais. A resposta do Galo foi decisiva: Battaglia aproveitou cobrança de falta de Scarpa e cabeceou sem chance para Rafael.
Com a vitória, o Atlético-MG tem a vantagem de poder empatar no jogo de volta para avançar às semifinais da Copa do Brasil. O São Paulo precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão da vaga para as cobranças de pênaltis ou de uma vitória por dois ou mais gols de diferença para garantir a classificação no tempo normal. As duas equipes voltam a se enfrentar no dia 12 de setembro, em Belo Horizonte.
O zagueiro Juan Izquierdo foi homenageado no Morumbis antes da partida. A torcida do São Paulo recepcionou a delegação com fumaças nas cores azul e branca, em referência ao Uruguai, e os atletas do Tricolor usaram o nome do jogador na camisa. Antes do início do confronto, as equipes se reuniram no centro do gramado para respeitar o minuto de silêncio em respeito ao jogador que faleceu na última terça-feira, no Hospital Albert Einstein, depois de ficar cinco dias internado por ter sofrido uma parada cardíaca.
Em casa, o São Paulo foi o primeiro que criou uma chance de perigo. Depois de uma tentativa pelo alto com Arboleda, o Tricolor quase abriu o placar com Wellington Rato, que finalizou rasteiro depois de boa jogada do ataque são-paulino - Ederson caiu no canto direito e fez boa defesa. O Atlético-MG, que começou a partida procurando o campo de ataque e depois passou a apostar mais nos contra-ataques, respondeu com Gustavo Scarpa, mas Rafael ficou com a bola sem sustos. Aos 33, Rato cortou para dentro e bateu forte - Ederson espalmou para escanteio e manteve o placar zerado.
O São Paulo voltou do intervalo com o mesmo candidato a protagonista do confronto: Wellington Rato. O meia-atacante arriscou de fora da área e quase marcou um belo gol. Com mais posse de bola, o Tricolor não encontrou muitos espaços para criar. Em uma arrancada de Lucas, ele foi parado com falta perto da grande área. A cobrança, porém, passou longe do gol atleticano. Na reta final da partida, Calleri apareceu em boa posição pelo lado direito e chutou em cima de Everson. Aos 43, a melhor chance da partida para os donos da casa: Bobadilla cruzou da esquerda para Lucas, que subiu sozinho na pequena área e cabeceou para fora. Fez falta para os tricolores porque o Galo, nos acréscimos, marcou o único gol da partida com Battaglia, que aproveitou cruzamento de Gustavo Scarpa em cobrança de falta para desviar de cabeça e fazer 1 a 0 para os visitantes.
São Paulo e Atlético-MG terão jogos no domingo, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro: o Galo vai até Porto Alegre enfrentar o Grêmio, às 11h, na Arena do Grêmio, e o Tricolor viaja para o Rio de Janeiro, onde duela com o Fluminense, no Maracanã, às 18h30.