
Prefeitura de Craíbas - Foto: Divulgação
O novo concurso público divulgado pela Prefeitura Municipal Craíbas, no Agreste de Alagoas, tem gerado discussões, devido ao valor dos salários ofertados no edital. Houve inclusive reação por parte do Conselho Regional de Serviço Social de Alagoas (CRESS-AL) e do ex-prefeito do município Ediel Leite.
A principal discussão está na equiparação de cargos de nível superior, como assistente social, psicólogo e educador físico, aos de gari e motorista, todos com remuneração de R$ 1.518,00.
O ex-prefeito Ediel Leite divulgou uma nota - classificando que o Edital é “um verdadeiro retrocesso na valorização dos profissionais e um desrespeito à população que depende de um serviço público forte e qualificado”.
Também criticou a carga horária de 40 horas semanais prevista para assistentes sociais, contrariando a Lei Federal nº 12.317/2010, que fixa o limite de 30 horas para a categoria.
Conselho Regional
Já o Conselho Regional de Serviço Social de Alagoas (CRESS-AL) notificou a Prefeitura de Craíbas e a banca organizadora IGEDUC. No documento, o Conselho cobra a retificação imediata do edital nº 001/2025, exigindo a adequação da carga horária e a revisão dos valores salariais, considerados incompatíveis com a formação e a complexidade técnica do cargo.
O Conselho destaca que o edital prevê carga horária de 40 horas semanais, o que contraria o disposto na Lei nº 12.317/2010, que estabelece 30 horas semanais para a categoria. Além disso, o valor salarial ofertado no concurso está equiparado à remuneração de cargos de nível fundamental e médio, o que desrespeita a formação superior e a complexidade técnica da profissão.
O Portal Rádio Sampaio fez contato com a assessoria da Prefeitura de Craíbas, deixando o espaço aberto para suas informações.
