Adriano, 42 anos, se despediu oficialmente dos gramados neste domingo (15). O atacante reuniu craques do futebol mundial no Maracanã, para um jogo que ficará para sempre na memória do Imperador. De um lado, ídolos e jogadores marcantes do Flamengo. Do outro, amigos que jogaram junto com Adriano no futebol italiano.
O time Flamengo Legends venceu por 4 a 3, e claro que teve gols de Adriano. O Imperador marcou pelas duas equipes e ainda fez o último da partida, para dar a vitória à equipe rubro-negra.
''A Última Batalha do Imperador'', como a partida foi chamada, contou com a presença de estrelas como Romário, Zico, Petkovic, Djalminha, Aloísio Chulapa e Vagner Love -- o último reeditou, quase 15 anos depois, o Império do Amor, como a dupla ficou conhecida nos tempos de Rubro-Negro.
Outros nomes que atuaram com Adriano na Itália também marcaram presença na partida, como Materazzi, Córdoba, Dida, Zé Elias e Fábio Simplício. O ex-atacante Ronaldo, que dividiu o ataque da seleção brasileira com Adriano, entregou uma munhequeira ao amigo antes do duelo começar. O acessório era usado com frequência pelo Imperador.
A avó de Adriano foi a responsável por dar o ponta-pé inicial. Um momento emocionante: coube a Adrianinho, filho do Imperador, fazer o primeiro gol. Foi na segunda etapa, quando Adriano, ao lado do filho, já estava atuando pelo Amigos da Itália.
Outro momento de forte emoção aconteceu no meio do segundo tempo. Por meio de inteligência artificial, a voz do pai de Adriano, Almir Leite Ribeiro, que morreu em 2004, foi recriada. Na mensagem exibida para o Maracanã, o pai do Imperador pediu para que ele vestisse a camisa do Flamengo, entregue pela mãe de Didico, e se despedisse, agora oficialmente, dos gramados e do clube.
Adriano se emocionou muito, beijou o escudo do Rubro-Negro e deu uma volta olímpica.