A inteligência artificial é uma tecnologia cada vez mais presente nas nossas vidas. Por isso mesmo, novas ferramentas de AI estão surgindo todos os dias. E uma delas é a Claude.ai, a assistente de inteligência artificial (IA) da Anthropic, uma startup fundada por antigos membros da OpenAI.
A ferramenta tem funcionamento semelhante a outros chatbots, incluindo o ChatGPT, o Google Gemini ou o Microsoft Copilot, mas tem alguns elementos a mais. Vejamos a seguir como funciona essa nova IA e quais são os seus aspectos específicos.
A Claude.ai é uma ferramenta de inteligência artificial que foi criada para ajudar o usuário em várias tarefas – entre elas, estão a elaboração de códigos, de textos, de trabalhos e até no brainstorming para a geração de novas ideias.
Ela foi estruturada pela empresa Anthropic, que visava superar outros recursos semelhantes. O modelo mais recente dessa IA, que se chama Claude 3.5 Sonnet, tem a pretensão de ser ainda mais funcional que chatbots concorrentes. Isso é almejado por meio da execução de tarefas complexas realizadas a partir de uma linguagem bastante natural, e que imita a de uma pessoa de verdade.
Além disso tudo, a Claude.ai possui ainda habilidades de visão e linguagem, o que faz com que a tecnologia "enxergue" os elementos de uma imagem. Deste modo, ela é capaz de transcrever e analisar uma foto ou um gráfico, por exemplo.
Entre as características e habilidades da Claude.ai, estão as seguintes:
Quem utiliza a Claude.ai, consegue gerar vários tipos de conteúdos de forma segura. Entre os principais, podemos listar:
Vale aqui lembrar que essa inteligência artificial se caracteriza pela versatilidade, podendo ser usada em diversos setores a partir da adaptação do seu estilo e tom de voz de acordo com a necessidade do usuário ou empresas. Isso a torna uma excelente aliada para quem trabalha em áreas como marketing, programação e finanças.
Sim, os usuários podem confiar na Claude.ia, mesmo que ela seja uma ferramenta nova. Inclusive, ela é avaliada atualmente como uma das IAs mais seguras disponíveis no mercado, já que utiliza técnicas avançadas para garantir a proteção em todas as suas etapas.
Entre os recursos utilizados para prover a segurança, estão a criptografia de ponta a ponta, as políticas rigorosas de privacidade e as medidas de segurança interna para impedir o acesso de quem não estiver autorizado.
Além disso, vale lembrar que a Claude.ai é projetada de modo a evitar a geração de conteúdo prejudicial ou inapropriado.